Considerações iniciais sobre Jornalismo Especializado
Postado por CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNIUBE às 14:12Resumo:
Vários autores concordam com algumas características fundamentais do jornalismo. Entre elas estão atualidade, universalidade, periodicidade e difusão coletiva, que unidos possibilitam a compreensão do fenomêno jornalístico.
Existem jornalismos, que podem atuar ou cobrir algumas áreas específicas, preservando sua principal característica: a informação.
Assim, não é possível se falar em um jornalismo especializado, mas sim de jornalismos atuantes em áreas especializadas.
A linguagem jornalística prima por ser direta, informativa e rica em detalhes relevantes. Ela, também, pode ser carregada de elegância e estilo próprios do jornalista, que no decorrer do texto responde as questões básicas da informação: o quê?, quem?, quando?, onde?, como?, e por quê?
Na publicação especializada jornalística a primeira necessidade, é o conhecimento do público a que se destina, para adaptar a informação dentro de parâmetros específicos daquele grupo, não se esquecendo que a informação deve ser compreensível para o público geral.
O importante é que saibamos que o jornalismo é um só e temos que estar preparados para escrever sobre tudo, por mais que tenhamos interesse e/ou facilidade em escrever sobre um determinado tema. A preocupação do texto jornalistico é informar.
E você, concorda com a proposta do autor " não é possível se falar em um jornalismo especializado"?
Marcadores: Considerações
0 Comments:
Postagem mais recente Página inicial