Blogger Template by Blogcrowds.

Superação: o cenário social como foco da mídia

Continuação do texto: Lugar do jornalista: no centro das tensões
Autora: Cremilda Medina

A autoria no jornalismo não se mistura. Em muitos casos, jornalistas da pauta econômica e jornalistas da pauta política competem em status profissional (o que se reflete em níveis salariais). O Quarto Poder, representado pelo universo da política, ainda hoje manifesta o desejo de migrar para o profissionalismo liberal da globalização econômica.
E essa sedução foi alimentada pelas facilidades da tecnologia. O mundo do trabalho se altera rapidamente e os jornalistas, autônomos ou grupalizados em pequenas empresas de serviços informativos, se entusiasmam com os possíveis ganhos materiais e simbólicos.
Os "astros" do jornalismo que assim se apresentam no mercado assinam, mais do que nunca, os espaços do direito da livre expressão, ideal do século XIX. Quanto às mediações sociais, o direito social à informação promovido pelos repórteres anônimos, caberia aos jovens egressos da universidade atender à coletividade, a qualquer custo pessoal, inclusive baixos salários.
Há quem acuse o despreparo, desqualificando, do alto da tribuna de opinião ou no chute livre de palestras públicas, esses jovens que saem das escolas de Comunicação. Poucos os veteranos que os acolhem com generosidade, muitos os que exploram essa mão-de-obra à exaustão. Dois fatos merecem relevância para quem acompanha geração a geração os alunos de Comunicação Social em universidades públicas e privadas.
O caldo cultural em que se configuram essas tendências sem duvida provém da construção democrática, na qual a comunicação social ganha significados mais desafiadores do que um quarto e limitado poder. Com muito mérito, diga-se de passagem. A cena social, no entanto, é infinitamente mais dramática do que as crises políticas e seus protagonistas imediatos. O jornalista, como repórter cúmplice e criador responsável, pode deixar sua assinatura na superação do caos em um cosmo emancipatório.

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial