Blogger Template by Blogcrowds.

Jornalismo com responsabilidade profissional

Continuação do texto: A proposta de um jornalismo político
Autor: Carlos Alexandre de Carvalho Moreno

O jornalismo defendido aqui pode e deve ser incluído na vertente crítica da cultura política contemporânea. Uma das forças de resistência à instauração da ordem nova. O jornalismo político-sociológico renovado entraria na "luta propriamente simbólica contra o trabalho incessante dos 'pensadores' neoliberais". Adotando o programa do pensador francês, os jornalistas defenderiam "instituições como direito do trabalho, assistência social, previdência social etc. contra o projeto de condená-las ao arcaísmo de um passado ultrapassado". E, agindo dessa forma, o jornalista, eis um dos argumentos centrais deste texto, não faria nada além de exercer sua responsabilidade profissional. Afinal, num mundo como o contemporâneo, em que globalização rima com exclusão social, não parece haver como oferecer informação real sem adotar um justo inconformismo. E este tem de estar em sintonia com o espírito do tempo, como indica Kurz: O pensamento inconformista deve ser tão ágil quanto o dinheiro fugidio. O que nos falta, na verdade, é a globalização de uma nova crítica social.
A proposta de um jornalismo político-sociológico renovado pode resultar em estratégias mais eficazes em termos de um exercício profissional responsável. Como lembra Nelson Traquina, "as exigências feitas aos profissionais do campo jornalístico serão cada vez maiores". Por isso, o teórico julga "insustentável negar o papel ativo que os jornalistas exercem na construção da realidade social". Na conclusão deste texto, é gratificante poder recorrer à citação de um especialista em jornalismo como Nelson Traquina, que sintetiza aquilo que, no que diz respeito ao ensino e ao exercício cotidiano, possibilitará o redimensionamento da profissão:
Perante as altas responsabilidades dos jornalistas, é tempo de reconhecer que a preparação dos futuros profissionais do campo jornalístico passa por uma formação universitária que privilegia uma formação sólida nas ciências humanas e sociais, incluindo as ciências da comunicação, e não a aprendizagem técnica, como alguns elementos mais retrógrados da profissão ainda defendem no início do século XXI.

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial