Blogger Template by Blogcrowds.

GRUPO 6 – Felipe de Negri, Mariane Manfredini e Odete Cunha

Disponível em:
http://cpd1.ufmt.br/joronline/adm/artigos_cientificos/esfera.pdf?id=12

Reflexão do grupo

Com o advento da Internet e o surgimento dos sites, surge posteriormente a “blogosfera”. A utilização de blogs possibilita uma transformação no modo de se fazer Jornalismo na Internet.
Os blogs passaram a exercer forte influência na produção jornalística, a partir do momento em que romperam as barreiras impostas pelas linhas editorias dos veículos de comunicação. Levam à Internet conteúdos complexos e individualizados, resgatando a polêmica e debate político.
Nos mais variados tipos de mídia, inclusive na on-line “tradicional”, a questão política é tratada levando em consideração uma série de interesses (econômicos, em sua maioria). Para a jornalista Elen Geraldes, forma-se um vazio ético, imposto pela veiculação de um jornalismo conivente, mascarado e coberto de preconceitos.
Ao inserir uma informação em um blog, o jornalista estabelece um contato direto com seu público, este que pode opinar e até mesmo contribuir com novas informações sobre o conteúdo publicado. O jornalista se aproveita desse relacionamento diferenciado com o leitor para instigar o debate, sem a necessidade de apelar para o sensacionalismo e a espetacularização das notícias.
Nos blogs de notícias, o medo de opinar não existe. As omissões são deixadas de lado. Jornalistas deixam de ser títeres nas mãos dos políticos e das linhas editoriais, passam a questionar o sistema vigente. Notícia, interpretação e opinião se complementam. E, quando há debate, tudo se torna muito mais interessante, mais atraente, além do mais importante: democratizar a informação. Democratizar por meio de sua linguagem, de sua interatividade, mostrando que a política está em tudo e que não está envolta em mistérios, não é só para uma seleta minoria.
O jornalismo verdadeiramente político tem como principal objetivo inserir a população nas questões sociais do país e transformar essa mesma sociedade. E é nesse ponto que os blogs exercem sua função. Para se reconstruir o jornalismo político é necessário que não se esteja privado por interesses, que a notícia não se torne uma mercadoria, um meio fácil de ganhar mais dinheiro.

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial