Blogger Template by Blogcrowds.

O jornalismo especializado e a especialização periodística

GRUPO 4 – Darci Filho, Jaqueline Barbosa e Paulo Fernando Borges

Disponível em: http://www.labcom.ubi.pt/ec/05/html/tavares/index.html

Reflexão do grupo

“O jornalismo especializado e a especialização periodística” é um trabalho desenvolvido pelo bacharel e mestre em Comunicação Social e atualmente doutorando em Ciências da Comunicação Frederico de Mello Brandão Tavares. O referido artigo faz um estudo reflexivo sobre o jornalismo especializado e toma por base textos de alguns autores brasileiros e espanhóis, para complementar o trabalho.
Trata-se de um tema pouco estudado devido à abrangência dos termos teóricos e epistemológicos, quando o mesmo é tratado como um objeto, assim, quando visto como um produto jornalístico, ele está presente nos mais diversos tipos de mídia.
O jornalismo on-line ainda é um campo novo de estudo que sofre bastante influência do jornalismo convencional, principalmente pela questão dos termos técnicos e linguagem mais conceitual. Portanto, é preciso saber chegar a uma finalidade, levando-se em conta os meios de comunicação específicos (televisivo, radiofônico, ciberjonalismo), os temas (econômico, ambiental, esportivo), e a junção desses dois, como: jornalismo cultural televisivo, jornalismo econômico radiofônico e por aí em diante.
O que se nota, em ampla análise do tema, é que, ao tratar de jornalismo especializado enquanto especialização da atividade, pode-se remeter o leitor a subentender que se trata de um campo de estudo da área jornalística.
Em suma, os vários autores citados propõem uma junção, seja qual for a mídia utilizada, entre a imprescindível necessidade de um processo de leitura distinto sobre os fatos mundiais, além da necessária adequação dos termos e lógicas em uma linguagem acessível a todos.

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial